Kuvasz Paulista Contato Kuvasz Como começou Família Kuvasz Próxima Ninhada
Kuvasz Paulista
Contato Kuvasz
Como começou
Família Kuvasz
Próxima Ninhada
História Kuvasz
Fotos Kuvasz
Links Kuvasz
Pedigree
Por que comprar
Novo Canil/Mapa

História da Raça Kuvasz

Origem:

Apesar de conhecido em vários países, foi na Hungria que o kuvasz se desenvolveu até os moldes atuais. Os antepassados que deram origem a raça são cães do Tibet e o nome kuvasz é derivado de outro nome de origem turca Kawasz que significa "guarda armada dos nobres". É uma raça muito antiga com histórico de mais de 7.000 anos. Foi usado durante séculos como guarda de rebanhos, protegendo-os de lobos e ursos e como companhia.

Mas foi na 2ª Guerra mundial que quase foi extinto, devido a sua forte proteção para com sua família, os soldados exterminaram quase todos.


Aqui no Brasil chegaram no final da década de 80, mas o primeiro registro só ocorreu em 1990 pelo canil Danebo, hoje extinto, dois dos cães comprados pelo Danebo, foram adquiridos de um húngaro que morava no Brasil, e o terceiro foi importado dos Estados Unidos, assim foi iniciada a criação do Kuvasz no Brasil.

 

Ainda hoje o kuvasz é um cão raro, existindo apenas 5 canis distribuídos pelo país, mas foi neste novo milênio que se teve o maior número de registros da raça.

 

Composição Física:

O focinho é proporcional à cabeça.. O stop é bem definido. O nariz é preto com grandes narinas. As orelhas são grossas, pendentes, em forma de V e ligeiramente arredondadas na ponta. Os olhos castanhos escuros são amendoados, inseridos bem separados. O corpo é ligeiramente mais longo do que alto. A cauda quando o cão esta em repouso, pende para baixo. Quando o cão está animado a cauda está ligeiramente levantada. Os machos geralmente possuem uma juba . A pelagem auto-limpante é branca e longa, possui sub-pêlo , com variações de ondulações, já a pele tem boa pigmentação e curiosamente negra em algumas partes. A altura do macho na cernelha é de 71 a 76 cm, e da fêmea é de 66 a 70 cm. O peso do macho varia de 48 a 62 kg e da fêmea de 37 a 50 kg.

 

Temperamento:

Os filhotes são brincalhões, mas o cão adulto é mais quieto, late somente se necessário. Está sempre alerta, e é capaz de se mover com muita agilidade, com elasticidade e leveza, sendo capaz de percorrer grandes distâncias sem muito esforço.


Adora a sua família, procura estar sempre por perto, são carinhosos e possuem uma especial predileção pelas crianças. É uma raça muito inteligente, aprende com facilidade, e trabalha melhor para os seus donos. Muito sensível ao elogio ou à repreensão. Tolera estranhos, mas é desconfiado e exigente para fazer novos amigos.

 

Como há mais de 6 mil anos protegem  rebanhos, trabalhando com ovinos, bovinos e caprinos de forma independente, não são tão fáceis de treinar obediência, o treinamento não deve ser duro, mas calmo e firme, com autoridade para ele saber quem é o líder. É extremamente inteligente, esta aí o motivo de não obedecerem cegamente, possuem a capacidade de escolher por conta própria a decisão a ser tomada.

 

Precisam ser socializados desde cedo para receberem pessoas de fora em sua casa, desta forma, mesmo sendo um cão de guarda, você poderá receber parentes e amigos sem a necessidade de prendê-los.

Curiosidade:
Por ser considerado a guarda armada dos nobres, estes tinham o costume de deixá-los dentro de suas moradas, devido a sua pelagem macia, eram colocados próximo a mesa, onde as pessoas se utilizavam da enorme pelagem como guardanapo.

Canil Kuvasz Paulista

Um canil nascido de muito amor !!!

LOGO_NOVO_ROYAL_1

 

Site Map